quinta-feira, 24 de maio de 2012

A era dos inquisidores III

Acho oportunas as medidas adotadas contra a “repórter” da Band, mas não podemos esperar que uma situação isolada possa moralizar todos os programas sensacionalistas que infestam as telinhas. É preciso que o Ministério Público adote providências também contra outros “repórteres” e emissoras, que há muito mais tempo agem de forma abusiva e desrespeitosa, inclusive, servindo de exemplo (mau exemplo) para novos profissionais.
É importante lembrar que os “repórteres” em questão atuam assim porque atendem orientação dos responsáveis dos programas e das empresas onde trabalham. Essas pessoas, inclusive os apresentadores, são os maiores culpados pelo triste quadro que se apresenta hoje, até porque ganham muito mais do que os incautos entrevistadores. Além disso, as emissoras não estão preocupadas com o nível dos programas e sim em manter o alto índice de audiência.
Na outra ponta do problema, a polícia também deve ser instada pelo Ministério Público para evitar que delegacias sejam utilizadas como picadeiro. Se os delegados que permitem essa palhaçada fossem punidos, a situação não teria chegado a tal ponto. É bom lembrar, que isso não é novo, pois já tivemos delegado eleito para cargo político exatamente por fazer a vontade de veículos sensacionalistas em troca de excessiva visibilidade, muitas vezes promovendo operações policiais espetaculosas.
Importante mesmo nessa história toda é que vários segmentos da sociedade começam a se mobilizar, principalmente nós jornalistas (mesmo tendo demorado) contra tamanho absurdo. Todos nós sabemos do verdadeiro papel da imprensa, muito diferente do que esses “colegas” se dispõem a apresentar.

6 comentários:

  1. Tomara que seja um movimento de fato e não apenas uma onda passageira. Como você mesmo diz, não se trata de um fenômeno novo. A repórter da Band não inventou o jornalismo de sarjeta, ela apenas aprendeu a chafurdar nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, Chefa. Se é para caçar bruxa, então vamos caçar todas. O buraco é bem mais embaixo.

      Excluir
  2. ERIVAL ESTA FALTANDO A MATERIA DA SEMANA PASSADA, FEITO PELO MARCELO ONDE ACUSAVA O CIDADÃO DE ESTRUPADOR, DENEGRINDO IMAGEM DO SUPOSTO ACUSADO ,DENTRO DA DELEGACIA DA DLEGACIA QUE VIROU UM PALANQUE OU UM PICADEIRO.( TEM QUE DENUNCIAR AO MINISTERIO PUBLICO FEDERAL) NÃO CONSEGUIR ACESSAR A MATERIA. JOAQUIM NETO.

    ResponderExcluir
  3. DESCULPE NÃO COLOQUEI O NOME DO PROGRAMA DO BOÇAO.JOAQUIM NETO

    ResponderExcluir
  4. Não basta apenas punir A ou B. Há que se investigar também quais os interesses que mobilizam esses programas a cultuarem certas figuras do mundo da segurança pública. Além dos criminosos, que viram celebridades no microfone de repórteres "dipromados", é preciso entender por que o PC 'X' ou o PM 'Y' estão sendo elogiados aos berros pelo apresentador verdugo do horário, que enaltece, aos tapas e dedadas na câmera (na cara do telespectador, é melhor). Dizem: "Parabéns para o meu amigo... que está limpando a área". Que limpando a área é essa? E mais: são sempre os mesmos "faxineiros"! Só coincidência?

    ResponderExcluir
  5. É fundamental um debate na sociedade em torno dos programas de teor "sangue, suor e lágrimas" e estabelecer o tamanho da culpa dos personagens que alimentam esse mecanismo. Um diretor de TV, responsável pelas vendas de anúncios, gabava-se que um bom supermercado da cidade não queria nem saber o que era exibido no horário de maior audiência do canal. Comprava e pronto. A maior audiência, infelizmente, era de um desses programas 'crematório moral'. E assim, alardeava ele, fazem todos os patrocinadores e suas agências. Se um supermercado oferece sua marca ao telespectador dessa forma, entre um cadáver, um estupro e um linchamento, imagina como ele compra e acondiciona os alimentos que nos vende... Sr. Erival, proponho que o seu blog liste o nome de todas as empresas que patrocinam esses programas. Isso vai ajudar numa campanha para boicotar compras em estabelecimentos que patrocinam a violência. Depois que o MP abandou a causa, só resta a nós mesmos corrigir a situação. Lembro que o patrocinador é apenas um dos culpados, talvez o mais poderoso e insensível... há outros. Liste-os também....
    Malagueta

    ResponderExcluir