terça-feira, 1 de novembro de 2011

Viva o bom jornalismo

O descontentamento com o jornalismo praticado nos dias de hoje, principalmente na área de segurança, foi o principal motivo para que eu aderisse à chamada mídia eletrônica e que resultou na criação deste blog. A gota d’água foi o sensacionalismo exposto em torno de um grupo de criminosos, com atuação no Recôncavo e, em especial na cidade de Cachoeira, que se intitulou com uma sigla semelhante ao PCC, organização criminosa de São Paulo.
Ainda bem que prevaleceu o bom senso, ficando claro que os bandidinhos do nosso histórico município estavam anos luz longe do poderio da facção paulista.
Ontem, procurado por alguns colegas para repercutir matéria de O Globo sobre a investigação realizada pelo Ministério Público referente à existência de milícias em, pelo menos, dez estados do país, imaginei: “lá vem bomba”.
Como de costume, muitos sites rapidamente reproduziram o assunto, dando uma pitadinha a mais de veneno, como se a Bahia vivesse situação semelhante à do Rio de Janeiro. Mas, para minha felicidade, não tanto como assessor da SSP, muito mais como jornalista das antigas, o jornalismo impresso deu um show de imparcialidade e compromisso com a verdade. Parabéns para os repórteres Fábio Bittencourt (A Tarde) e Silvana Blesa (Tribuna da Bahia).
Verdadeira repórter de Polícia, Silvana fez matéria didática, esclarecedora, mostrando que, no sentido genérico da palavra, pode ser considerado milícia um agrupamento de pessoas que faz segurança clandestina ou que controla o transporte clandestino em determinados bairros de Salvador, liderado por policiais ou ex-policiais militares.
No entanto, em nenhum momento, afirma que aqui existem grupos milicianos com o controle amplo de favelas ou invasões, inclusive dominando o comércio de gás e TV a cabo, dentre outros serviços.
Portanto, fico, realmente, feliz com a prática do bom jornalismo e a existência de profissionais com sangue de jornalista de verdade correndo nas veias. Quando isso ocorre não existe linha editorial que consiga desvirtuar o trabalho.  

6 comentários:

  1. Hum, obrigado grande Erival. Aliás, eu que agradeço o seu elogio e em nome de toda equipe da Tribuna. Você é a referência do jornalismo policial de Salvador. É uma pena que se encontra em outro departamento do jornalismo, mas não deixa de acompanhar os trabalhos dos repórteres. Grande abraço e parabéns pelo seu blog

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Silvana. A Tribuna é o único jornal na Bahia que ainda mantém uma equipe de polícia de verdade. Sugiro a você fazer uma matéria investigativa sobre essas empresas de segurança clandestinas, pois algumas delas realmente tocam o terror, impondo a "lei" a qualquer custo, com a participação de gente graúda. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Caro Erival, as histórias que você conta aqui tornam o espaço imperdível. A análise das matérias atuais, à luz da sua vasta experiência no jornalismo policial é o ponto alto do blog. Vá em frente!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ari. Só agora pude te responder pois andei andoentado. Mas já estou bem. Que bom que você gostou do nosso blog. Em breve teremos novidades. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi, eterno Chefinho! Saudade de você e dos velhos tempos da reportagem policial.

    Beijão, Pathe Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patinha. Também tenho saudades dos bons tempos. Um abraço

      Excluir