quinta-feira, 24 de maio de 2012

A era dos inquisidores III

Acho oportunas as medidas adotadas contra a “repórter” da Band, mas não podemos esperar que uma situação isolada possa moralizar todos os programas sensacionalistas que infestam as telinhas. É preciso que o Ministério Público adote providências também contra outros “repórteres” e emissoras, que há muito mais tempo agem de forma abusiva e desrespeitosa, inclusive, servindo de exemplo (mau exemplo) para novos profissionais.
É importante lembrar que os “repórteres” em questão atuam assim porque atendem orientação dos responsáveis dos programas e das empresas onde trabalham. Essas pessoas, inclusive os apresentadores, são os maiores culpados pelo triste quadro que se apresenta hoje, até porque ganham muito mais do que os incautos entrevistadores. Além disso, as emissoras não estão preocupadas com o nível dos programas e sim em manter o alto índice de audiência.
Na outra ponta do problema, a polícia também deve ser instada pelo Ministério Público para evitar que delegacias sejam utilizadas como picadeiro. Se os delegados que permitem essa palhaçada fossem punidos, a situação não teria chegado a tal ponto. É bom lembrar, que isso não é novo, pois já tivemos delegado eleito para cargo político exatamente por fazer a vontade de veículos sensacionalistas em troca de excessiva visibilidade, muitas vezes promovendo operações policiais espetaculosas.
Importante mesmo nessa história toda é que vários segmentos da sociedade começam a se mobilizar, principalmente nós jornalistas (mesmo tendo demorado) contra tamanho absurdo. Todos nós sabemos do verdadeiro papel da imprensa, muito diferente do que esses “colegas” se dispõem a apresentar.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

A era dos inquisidores II

Chega de abusos!

Ufa! Demorou, mas finalmente foi iniciada uma reação de jornalistas e entidades da classe, que se espalha pelas redes sociais, contra o comportamento abusivo de “repórteres” de programas sensacionalistas, ao qual me referi no artigo intitulado “A era dos inquisidores”, postado no dia 15 de março deste ano. Parabéns a Marcos Russo, que escreveu no site Política Hoje o artigo “Jornalismo” e Polícia Civil pecam com os acusados na Bahia, e demais colegas que se manifestaram. 
O que faz essa menina da Band, atitude que gerou repúdio, na verdade não é novidade. Vários outros “repórteres” dão show de desrespeito contra pessoas detidas, muitas vezes apenas acusadas de algum crime. Tamanho é o absurdo que o tal do Mão Branca, em repetidas ocasiões passou a mão nas nádegas de presos, forçados a dar declarações, entre outras atitudes reprováveis. E isso ocorre, invariavelmente, dentro de delegacias, com a conivência de policiais.
Não vou me estender, pois já escrevi sobre esse triste assunto no artigo anterior. No mais, torço para que os amigos Ernesto Marques, presidente em exercício da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), e Marjorie Moura, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba), realmente tomem uma posição firme para coibir essa prática nojenta. É importante também que a Polícia Civil combata a permissividade nas delegacias, fazendo cumprir a Portaria 113, de 26 de maio de 2008, que disciplina a divulgação de fatos relativos às suas ações.